O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE é uma avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. O ENADE é realizado através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, departamento diretamente ligado ao Ministério da Educação – MEC, e segue as diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES, órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES.
O ENADE é realizado para todos os que tenham cursado 80% ou mais da carga horária de um curso de ensino superior. A participação no Exame, ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC, constará no histórico escolar do estudante. O INEP/MEC constitui os alunos participantes, habilitados a fazer a prova, a partir da inscrição na própria instituição de ensino superior.
Mais informações sobre o ENADE poderão ser obtidas através do site http://portal.inep.gov.br/enade.
São considerados habilitados para o ENADE 2015, os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação, conforme Portaria Normativa nº 8/2015.
São considerados estudantes ingressantes aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2014 e que tenham concluído até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período das inscrições para o ENADE 2015.
São considerados estudantes concluintes:
CURSO DE BACHARELADO (Arquitetura e Urbanismo, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Psicologia, Design de Interiores, Gestão Comercial, Serviço Social e Redes de Computadores), aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2016, assim como, aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período das inscrições para o ENADE 2015.
Ficam dispensados de participação do ENADE 2015 os estudantes:
A participação no ENADE é também condição indispensável para que o estudante possa participar do ato de Colação de Grau e obter seu Diploma de conclusão do curso.
O objetivo principal do ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
Os resultados do ENADE poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado e região. Assim, serão constituídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.
Todos os estudantes irregulares nas edições anteriores do ENADE que por qualquer razão deixaram de comparecer à prova e não foram beneficiados por dispensa oficial, devem regularizar a situação sendo inscritos no ENADE 2014, no período de 04 a 26/06/2014.
Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular de anos anteriores do ENADE, inscritos em 2014, serão dispensados da prova a ser aplicada em 2014 e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo INEP.
O ENADE é regulamentado pelas seguintes normas:
O Questionário do Estudante, um dos instrumentos de coleta de informações do ENADE, tem o objetivo de colher informações sobre o perfil socioeconômico do estudante. O Questionário do Estudante é de participação obrigatória, sendo respondido eletronicamente, por meio da página da Internet http://enade.inep.gov.br, durante o período de 21 de outubro a 23 de novembro de 2014.
Ao primeiro acesso à página do INEP/MEC http://enade.inep.gov.br, o estudante deverá informar um e-mail e o número do CPF, conforme orientação de preenchimento.
O preenchimento do Questionário é obrigatório e precedido da consulta do local de prova. As informações prestadas na pesquisa subsidiam estatisticamente o cálculo de indicadores educacionais do curso, portanto deve ser preenchido com atenção.
Ressalta-se que o não preenchimento do Questionário do Estudante implicará em situação de irregularidade junto ao ENADE 2014.
Para conhecer o local de prova o estudante deverá acessar o endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br, no período de 21/10 a 23/11/2014, o Cartão de Identificação estará disponível logo após o preenchimento do Questionário do Estudante.
O Cartão de Informação do Estudante será disponibilizado, exclusivamente, por meio do endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br, a partir de 21 de outubro a 23 de novembro, sendo impresso após o aluno responder ao Questionário do Estudante, que é de preenchimento obrigatório.
Os locais de prova serão determinados pelo INEP, constarão do Cartão de Informação do Estudante, não sendo permitido que o aluno faça a prova em outro local.
Enade 2019 – Relatório de locais de prova (Arquitetura e Urbanismo)
Como se preparar antes das provas:
No dia do Exame
Questões discursivas
Questões objetivas
Em 2007: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Agroindústria, Tecnologia em Radiologia, Terapia Ocupacional e Zootecnia.
Em 2008: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química; e os Cursos Superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.
Em 2009: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo; e os Cursos Superiores de Tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais.
Em 2010: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia; e os cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.
Em 2011:Cursos que conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; cursos que conferem diploma de bacharel ou licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; cursos que conferem diploma de licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música; e cursos que conferem diploma de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.
Em 2012: Cursos que conferem diploma de bacharel em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Turismo; cursos que conferem diploma de tecnólogo em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Processos Gerenciais.
Em 2013: Cursos que conferem diploma de bacharel em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia; cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.
Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular inscritos nos termos do art. 8º da Portaria Normativa nº. 8/2014 serão dispensados da prova a ser aplicada em 2014 e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo Inep.