Diretoria da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (FCHE)

  • Diretor Geral: WILSON JOSÉ MOURA BARRETTO
  • Diretor Ensino Pesquisa e Extensão: OSÓRIO MACEDO BARRETTO
  • Diretora Administrativa e Financeira: CLAÚDIA ELISABETE MOURA BARRETTO
  • Coordenador Geral: JOÃO CLÁUDIO CARVALHO
  • Procuradora e Recenseadora Institucional: CLAÚDIA ELISABETE MOURA BARRETTO

Breve Histórico da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA

Em 1963, dois adolescentes conheceram-se no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Pernambuco, Wilson José Macedo Barreto e Pedro Emanuel Barreto Muniz, fundadores e diretores da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA. O nome da instituição tem origem na grande amizade que nasceu entre eles (Espírito Santo Uniu Dois Amigos).

Nascidos em Recife, Pernambuco, e com vocação para o magistério, desde a época de estudantes ministraram aulas particulares de Física, Matemática, Inglês e Química.

Embora com poucos recursos, mas com muita determinação e o firme propósito de oferecer educação de alta qualidade, fundaram um curso preparatório para o Vestibular que funcionava numa pequena sala alugada no centro do Recife. Começava assim, uma longa e bela história para a educação nordestina. Os alunos do Curso ESUDA obtinham as primeiras colocações nos principais vestibulares do país.

No ano seguinte, a pequena sala foi substituída por uma casa também alugada e além do curso preparatório para Vestibular, os educadores Wilson Barreto e Pedro Muniz ingressaram em outra seara da educação: nascia assim, o Colégio ESUDA. A excelência em serviços educacionais aliada aos exitosos resultados de seus alunos nos diversos vestibulares realizados em todo país, tornaram o Colégio ESUDA um centro de referência na área do Ensino Fundamental e Médio. Com o aumento da demanda, foi necessária uma expansão do espaço físico da instituição.

Após consolidada experiência na área de Educação e muitas reflexões, seus dirigentes perceberam que havia a necessidade de contribuir para a formação de profissionais competentes, de nível superior, e dotados de valores éticos, essenciais para o crescimento econômico e social da Região Nordeste. Estava assim, preparado o terreno para ingresso na Educação Superior. Em 07 de maio de 1974, o Ministério da Educação e Cultura autorizou o funcionamento da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA, com os cursos de Administração, Ciências Econômicas e Psicologia.

Em 1979 foi adquirida uma área de 10 mil metros quadrados para instalações da nova sede do Colégio que cedia em comodato suas instalações a Faculdade no turno da noite. Atendendo a demanda regional, a Faculdade de Ciências Humanas ESUDA passou a oferecer os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Ciências Contábeis.

Destacando o seu permanente compromisso em garantir a igualdade no acesso ao ensino superior, contribuindo assim para a inclusão social, a ESUDA desenvolveu o programa VISE – Vestibular de Inclusão Socioeducacional ESUDA. Seu principal objetivo é oferecer um acompanhamento diferenciado ao futuro discente, possuidor de formação educacional deficitária, limitações financeiras e/ou necessidades especiais diversas, tais como deficiências audiovisuais e motoras, que o impossibilitem ingressar no ambicionado ensino superior. O participante receberá uma bolsa de auxílio,
revertida em desconto da mensalidade.

Em 2004, a FCHE ingressou no ensino de pós-graduação em nível lato sensu, objetivando utilizar toda a vasta experiência acumulada para a formação e aperfeiçoamento de executivos e demais profissionais da região. Alinhado aos interesses e necessidades do mercado de trabalho e a uma formação cidadã, a instituição disponibiliza, desde então, cursos de excelência nas mais diversas áreas do conhecimento, visando uma preparação rica para a vida e a evolução da carreira profissional de seus alunos. A FCHE promove também cursos de extensão e aperfeiçoamento, seminários e congressos em diferentes áreas de concentração.

Ao ingressar em sua quinta década, a ESUDA mantém sua tradição com a permanente atualização de todo seu aparato administrativo-pedagógico, preparando seus alunos dentro das mais rigorosas exigências do mercado de trabalho. Promove um franco momento de expansão com a implantação de novos cursos de graduação e de pós-graduação Lato Sensu, que somados aos existentes, consolidam a ESUDA com suas propostas e metas no ensino superior.

A Faculdade ESUDA, ao longo dessa trajetória de 50 anos, oferece os seguintes cursos.

  • Graduação em: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Análise e desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Design de Interiores, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão Comercial, Psicologia, Redes de Computadores, Segurança da Informação e Serviço Social.
  • Pós-Graduação – Especialização (Lato Sensu); e MBA’s conectada à qualificação do corpo docente ou à qualidade de ensino ao desenho atual do ensino superior, a fim de buscar uma linha de ação educativa inovadora.
  • Cursos de Extensão nas áreas de: Engenharia e Arquitetura; Negócios; Saúde; Jurídica; Psicologia ; Serviço Social; Tecnologia e Educação.

Missão

Proporcionar uma experiência acadêmica para além do ensino, educar.

Visão

Ser reconhecida como centro de educação contínua.

Valores

Acolhimento; Respeito à diversidade; Compromisso social; Formação de cidadãos.