A Faculdade ESUDA, com o objetivo de atender a demanda do ensino, da pesquisa e da extensão, criou o GEIA – Grupo ESUDA de Interlocução Acadêmica com a finalidade de promover o diálogo científico entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
Ao GEIA compete a gestão e a realização dos seguintes objetivos: |
Fortalecer e valorizar ações de Iniciação Científica na Instituição |
Sistematizar e valorizar a prática de Monitoria entre os estudantes dos diversos Cursos de Graduação |
Fomentar e incentivar as atividades de Extensão em seus diversos formatos |
Oportunizar a divulgação do conhecimento acadêmico e científico através de Publicações sistemáticas |
O GEIA é um grupo formado por membros da Instituição, todos com título de Doutorado e/ou Mestrado, além vasta e comprovada experiência no campo do ensino, da pesquisa e do desenvolvimento acadêmico
Licenciatura e bacharelado em filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Letras também pela UFPE onde atualmente cursa o pós-doutorado em Filosofia. Tem experiência em docência nas áreas de Filosofia, Estética, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Arte, Filosofia Contemporânea, História da Arte, Filosofia e Subjetividade, Cultura, História da Moda, Criação de Figurino, Hermenêutica , Ética e Teatro.
Aline Mendes Lacerda se formou em Psicologia (2006) , é Mestre em Psicologia Social (2006 – 2008) pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB e Doutora em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo – USP. Tem experiência nas áreas de Neurociências (Neurofisiologia, Neuropsiquiatria, Neuropsicologia, Psicofarmacologia e Psicopatologia), Metodologia Científica e Processos Psicológicos Básicos.
Possui Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, UMESP (2002), mestrado profissionalizante Master em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Comunicação e Cultura pela Universidade de Salamanca, Espanha (2000), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Université de Sherbrooke, Canadá (1994), especialização em associativismo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1991), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (1982). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em metodologia de ensino e pesquisa, atuando principalmente nos temas: educação, comunicação e cultura, comunicação científica e tecnológica, processos comunicacionais, folkcomunicação e desenvolvimento local.
O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA da Faculdade ESUDA tem por objetivo possibilitar ao estudante de graduação, o desenvolvimento de um pensamento científico (crítico, reflexivo e criativo), através da aprendizagem orientada de métodos e técnicas de pesquisa. As atividades são orientadas por professores–pesquisadores da instituição.
O estudante da ESUDA poderá se vincular ao PROGRAMA através de uma seleção anual. Uma vez aprovado, participará das pesquisas ligadas aos projetos dos professores pesquisadores. Ao ser selecionado, o estudante poderá receber uma bolsa de incentivo oferecida pela Faculdade, a depender das exigências do Edital e do número de bolsas disponíveis.
O Edital do PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA é lançado anualmente e as pesquisas devem ser desenvolvidas neste período – o que não impede que os professores-pesquisadores ampliem por mais tempo o desenvolvimento de seus trabalhos, bastando para isso que, a cada ano, refaçam a inscrição dos seus projetos de pesquisa no Programa.
Com o objetivo de estabelecer relações de diálogos interdisciplinares entre os cursos que formam a Graduação da Faculdade ESUDA, apresentamos as Áreas de Pesquisa com as quais iremos trabalhar no Programa de Iniciação Científica/2015:
Esta área de pesquisa tem por objetivo estudar a questão urbana sob diferentes perspectivas: arquitetônica, urbanística, paisagística, econômica, social, cultural, da sustentabilidade e da conservação urbana, etc. Caracteriza-se por fomentar a criação de ideias, a elaboração de estudos e projetos urbanos com múltiplos olhares sobre as cidades e suas diversas escalas.
PROFESSORES PESQUISADORES | TEMA DO PROJETO | ALUNOS de IC |
BETÂNIA MACIEL DE ARAÚJO | Grupos Vulneráveis e Inclusão Social: estudo da ocupação das praças e monumentos na cidade do Recife. | CIRLEIDE DOS SANTOS TAVARES DA SILVA
DANIELLY MUNIQUE PIMENTA CAVALCANTI MARIA JULIETE GALVÃO DA SILVA JÉSSICA GABRIELE BARBOSA DE ANDRADE |
CAUÊH CASTRO NORATO | Formulação de um método de avaliação quanto ao Índice de Qualidade Urbana do Ambiente Construído, fundamentado em premissas de acessibilidade e mobilidade. Utilizando-se como estudo de caso a cidade do Recife-PE. | ADRIANE MORAIS SALES |
EUDES DE ARIMATÉA ROCHA | A utilização do Poli-tereftalato de etileno (PET) na construção de casas populares. | CARLA MARIA WANDERLEY RAMOS
RODRIGO LOPES MOURA |
RAFAEL RATTES LIMA ROCHA DE AGUIAR | Inteligência artificial; voltada para Arquitetura na cidade do Recife e os tipos de emergência (complexidade) realizados pelos usuários. | CECÍLIA ARAÚJO DE QUEIROZ
JOÃO CARLOS QUINTINO DA SILVA JÚNIOR MATHAUS SILVA RAMOS WALESKA MENDES SANTO |
ROBERTO SARMENTO DA SILVEIRA JÚNIOR | Habitação social em áreas urbanas remanescentes da cidade formal | ALICE LEAL LINS
LETICIA NERY VIEIRA DE ARRUDA KAMYLA EDUARDA ALVES DE BARROS NORMANDIA REGIS BARROS |
Esta área de pesquisa tem por objetivo estudar as questões humanas a partir de diversas perspectivas: psicológicas, políticas, sociais, econômicas, de saúde, etc. Caracteriza-se por possibilitar reflexões abrangentes e interdisciplinares sobre temáticas importantes para as sociedades contemporâneas.
PROFESSORES PESQUISADORES | TEMA DO PROJETO | ALUNOS de IC |
MARIA DE FÁTIMA BATISTA COSTA | Sobre o amor e a morte: um estudo fenomenológico a partir de Martin Heidegger | ANA DÉBORA INÁCIO DA SILVA
ROSINETE MARQUES SOARES FERREIRA DA SILVA MARCILENE CRISTINA DA SILVA CÍCERA MARIA DA ROCHA OLIVEIRA PETROS BERGOLEON DE MEDEIROS FARIAS RENATA FABRÍCIA RAMOS CHAGAS |
VÍVIAN SILVA | Violência contra a mulher a partir dos dados do fórum brasileiro de segurança pública na perspectiva da Sociologia do Corpo | THAÍS CRISTINE MONTENEGRO FONSECA
ÍTALO FERNANDO DOS SANTOS PEREIRA NATHÁLIA KARLA SOUZA CAVALCANTI |
Esta área de pesquisa tem por objetivo abranger a área de negócios em sua amplitude, especialmente as Ciências Contábeis, a Economia e a Administração, visando compreender os problemas do vasto mundo dos negócios e da gestão.
PROFESSORES PESQUISADORES | TEMA DO PROJETO | ALUNOS de IC |
ARTUR GILBERTO GARCÉA DE LACERDA ROCHA | História fiscal de Pernambuco em tempos do Império | JÉSSIKA PEREIRA DE FREITAS
YRATANY PESSOA DE PINHO BORGES GOMES BRUNA GABRIELA DIAS MANGUEIRA BRUNO SÉRGIO DA SILVA SOUZA |
Esta área de pesquisa tem por objetivo estudar as inquietações do homem no mundo contemporâneo, a ampliação na noção de saúde, questões de interesse da sociedade, abrangendo aspectos tanto fisiológicos, como psicossociais, psicossomáticos, ou aplicados a áreas de conhecimento especificas como saúde e educação, neurociências e sociedade, envelhecimento, saúde mental, estresse urbano, etc.
PROFESSORES PESQUISADORES | TEMA DO PROJETO | ALUNOS de IC |
DAYSE MARIA VASCONCELOS DE DEUS | Proposta para re-habilitação de memória em indivíduos com Distúrbios Neurocognitivos associados ao HIV. | CRISTIANE CORDEIRO POSSAS |
JOSÉ ARTURO COSTA ESCOBAR | As mães e o dilema da maconha medicinal; alternativas de sofrimento e alívio de casos de uso medicinal da maconha | FERNANDA AURÉLIA DO NASCIMENTO. BARBOSA DE SOUZA
MARÍLIA INÊS SILVA DE OLIVEIRA RAYANE ALEXSANDRA MANSO NASCIMENTO ALEF SILVA DE OLIVEIRA MAYARA ALINE DAS CHAGAS FERREIRA JULIANA CRISTINA TEIXEIRA BARBOSA |
PEDRO PAULO VIANA FIGUEIREDO | Discursos sobre automutilação em adolescentes. | ALICE RODRIGUES SOARES
CYBELLE MACENA DE ARAÚJO EVERSON SERCUNDES DE LIRA HENRIQUE LANDIM SANTOS PATRÍCIA RAFAELLY B. MAGALHÃES |
ROSEMBERG CAVALCANTI BELÉM | Discursos sobre automutilação em adolescentes e educadores. | HEIDY DOUBERIN NILO DA SILVA
KAROLLAYNNE ALVES PESSOA LUIZ FELIPE FIGUEIREDO ARAÚJO |
Entendendo a relevância de sistematizar e valorizar a prática da Monitoria entre os estudantes dos diversos Cursos de Graduação, foi estabelecido o PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA da Faculdade ESUDA com o compromisso de promover a iniciação na prática docente, apoiando e incentivando a interação entre alunos e professores.
A prática da Monitoria é uma oportunidade para que os estudantes desenvolvam o senso de responsabilidade profissional e a autonomia, constituídos a partir da cooperação com professores e com colegas em processo de formação.
Para se vincular ao PROGRAMA DE MONITORIA, o estudante da ESUDA deverá ser recomendado pelo professor da disciplina (para a qual pretende ser monitor), e passar por um processo de seleção detalhado no Edital do semestre. Ao ser selecionado, o estudante poderá receber uma bolsa de incentivo oferecida pela Faculdade, a depender das exigências do edital e do número de bolsas disponíveis.
ARQUITETURA E URBANISMO | Nome do aluno | Disciplina | Professor |
VALDIR JOSÉ DA SILVA RAMOS | Geoprocessamento | DIOGO CAVALCANTI GALVÃO | |
AGNI GARCIA DE SOUZA | Intervenções em Sítios Históricos | MARCOS ASSIS PESSOA DE LIMA | |
JOSÉ AUGUSTO ALVES NETO | Geometria Descritiva | RAFAEL RATTES LIMA ROCHA DE AGUIAR | |
YASMIN TORRES FRANÇA | Topografia | RAFAEL RATTES LIMA ROCHA DE AGUIAR | |
EDUARDA FREITAS MOREIRA
JOELMA BARBOSA DE MELO |
Geometria Gráfica Bidimensional | RAFAEL RATTES LIMA ROCHA DE AGUIAR | |
WALESKA MENDES SANTOS | Desenho Arquitetônico 1 | RENATA ESKINAZI LEÇA | |
JESSYCA RAMOS DE ALBUQUERQUE MARANHÃO
JIMENE TAVARES DE OLIVEIRA JONATAS FERREIRA DO NASCIMENTO |
Desenho Artístico | RENATA ESKINAZI LEÇA | |
DANIELLY MUNIQUE PIMENTA | Paisagismo | UBIRAJARA FERREIRA PAZ |
PSICOLOGIA | Nome do aluno | Disciplina | Professor |
ALAN ALVES DO NASCIMENTO
GABRIELLE OLIVEIRA EVANGELISTA VICTOR SOARES DA SILVA |
Psicopatologia I | ÂNGELA FERNANDES BAÍA | |
MANUELA BERNARDINO LEDO
MIBBSAN DE SOUZA SANTOS |
Neuroanatomia | DAYSE MARIA VASCONCELOS DE DEUS | |
MARÍLIA ISABELA DE OLIVEIRA MACIEL CURSINO
THAIS CRISTINE MONTENEGRO FONSECA |
Bioestatística | JOSÉ ARTURO COSTA ESCOBAR | |
ANA PAULA DE OLIVEIRA
ELISA LARISSA PEREIRA CRUZ HENRIQUE LANDIM SANTOS LUIZ FELIPE FIGUEIREDO ARAÚJO MARÍLIA INÊS SILVA DE OLIVEIRA MARLUCE MARIA OLIVEIRA DO NASCIMENTO MAYARA ALINE FERREIRA |
Serviço de Plantão psicológico | MARIA CLÁUDIA PONTUAL PERES | |
MARCILENE CRISTINA DA SILVA | TCC I | ROSÂNGELA NIETO DE ALBUQUERQUE |
Ciências Contábeis
Administração Ciências Econômicas |
Nome do aluno | Disciplina | Professor |
LILIANE OLIVEIRA MACEDO | Métodos Quantitativos | MILSON DE SOUZA LIRA |
A extensão acadêmica promove a interlocução direta entre a comunidade acadêmica (Alunos, Professores, Funcionários) e a comunidade externa, ou seja, a sociedade como um todo, tendo por objetivo o diálogo e a transformação social.
Constituem atividades de extensão:
Essas atividades são contínuas e podem ser propostas ao longo de todo o período letivo, devendo ser inscritas a partir do preenchimento do Formulário de Registro de Atividades de Extensão na página do GEIA
A HUM@NAE é uma revista eletrônica semestral, de caráter científico, orientada para o debate sobre questões do mundo contemporâneo.
Para a submissão de artigos para nossa revista, os autores deverão ler as instruções que constam no endereço eletrônico: www.humanae.esuda.edu.br e segui-las rigorosamente.
Atualmente contamos com a professora Betania Maciel como Editora Executiva da HUM@NAE e com os seguintes membros no Comitê e no Conselho Editorial:
COMITÊ EDITORIAL | |
Profa. Dra. Aline Mendes Lacerda | Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA, Brasil |
Profa. Dra. Betania Maciel | Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA, Brasil |
Profa. Dra. Mª de Fátima B. Costa | Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA, Brasil |
CONSELHO EDITORIAL | |
Prof. PhD Joseph Straubhaar | Universidade do Texas, Estados Unidos da América do Norte |
Prof. Dr. Isaac Epstein | Universidade de São Paulo, Brasil |
Profa. Dra. Irenilda de Souza Lima | Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil |
Profa. Dra. Maria Érica Oliveira Lima | Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil |
Profa. Dra. Marie Claude Fourment Aptekman | Université Paris 13, França |
Prof. Dr. Marcelo Sabbatini | Universidade Federal de Pernambuco, Brasil |
Prof. Dr. Miguel Angel Quintanilla Fisac | Universidade de Salamanca, Espanha |
Prof. Dr. Octávio Islas | Instituto Tecnológico de Monterrey, México |
Profa. Dra. Regina Glória Nunes Andrade | Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil |
Prof PhD Renato Endrizzi Sabbatini | Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, Brasil |
Prof. Dr. Sérgio Luiz Gadini | Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil |
Todos os editais podem ser encontrados na página de Normas & Editais
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