O que é o GEIA?
A Faculdade ESUDA, com o objetivo de atender a demanda do ensino, da pesquisa e da extensão, criou o GEIA – Grupo ESUDA de Interlocução Acadêmica com a finalidade de promover o diálogo científico entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
Ao GEIA compete a gestão e a realização dos seguintes objetivos:
- Fortalecer e valorizar ações de Iniciação Científica na Instituição
- Sistematizar e valorizar a prática de Monitoria entre os estudantes dos diversos Cursos de Graduação
- Fomentar e incentivar as atividades de Extensão em seus diversos formatos
- Oportunizar a divulgação do conhecimento acadêmico e científico através de Publicações sistemáticas
Corpo Docente
O GEIA é um grupo formado por membros da Instituição, todos com título de Doutorado e/ou Mestrado, além vasta e comprovada experiência no campo do ensino, da pesquisa e do desenvolvimento acadêmico
Professores Gestores do GEIA
Drª. Mª de Fátima B. Costa (Coordenadora do GEIA):
Licenciatura e bacharelado em filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Letras também pela UFPE onde atualmente cursa o pós-doutorado em Filosofia. Tem experiência em docência nas áreas de Filosofia, Estética, Filosofia da Linguagem, Filosofia da Arte, Filosofia Contemporânea, História da Arte, Filosofia e Subjetividade, Cultura, História da Moda, Criação de Figurino, Hermenêutica , Ética e Teatro.
Drª Aline Mendes Lacerda:
Aline Mendes Lacerda se formou em Psicologia (2006) , é Mestre em Psicologia Social (2006 – 2008) pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB e Doutora em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo – USP. Tem experiência nas áreas de Neurociências (Neurofisiologia, Neuropsiquiatria, Neuropsicologia, Psicofarmacologia e Psicopatologia), Metodologia Científica e Processos Psicológicos Básicos.
Drª Betânia Maciel:
Possui Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, UMESP (2002), mestrado profissionalizante Master em Ciência, Tecnologia e Sociedade: Comunicação e Cultura pela Universidade de Salamanca, Espanha (2000), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Université de Sherbrooke, Canadá (1994), especialização em associativismo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1991), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE (1982). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em metodologia de ensino e pesquisa, atuando principalmente nos temas: educação, comunicação e cultura, comunicação científica e tecnológica, processos comunicacionais, folkcomunicação e desenvolvimento local.
Iniciação Científica
O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA da Faculdade ESUDA tem por objetivo possibilitar ao estudante de graduação, o desenvolvimento de um pensamento científico (crítico, reflexivo e criativo), através da aprendizagem orientada de métodos e técnicas de pesquisa. As atividades são orientadas por professores–pesquisadores da instituição.
O estudante da ESUDA poderá se vincular ao PROGRAMA através de uma seleção anual. Uma vez aprovado, participará das pesquisas ligadas aos projetos dos professores pesquisadores. Ao ser selecionado, o estudante poderá receber uma bolsa de incentivo oferecida pela Faculdade, a depender das exigências do Edital e do número de bolsas disponíveis.
O Edital do PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA é lançado anualmente e as pesquisas devem ser desenvolvidas neste período – o que não impede que os professores-pesquisadores ampliem por mais tempo o desenvolvimento de seus trabalhos, bastando para isso que, a cada ano, refaçam a inscrição dos seus projetos de pesquisa no Programa.
Monitoria
Entendendo a relevância de sistematizar e valorizar a prática da Monitoria entre os estudantes dos diversos Cursos de Graduação, foi estabelecido o PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA da Faculdade ESUDA com o compromisso de promover a iniciação na prática docente, apoiando e incentivando a interação entre alunos e professores.
A prática da Monitoria é uma oportunidade para que os estudantes desenvolvam o senso de responsabilidade profissional e a autonomia, constituídos a partir da cooperação com professores e com colegas em processo de formação.
Para se vincular ao ROGRAMA DE MONITORIA, o estudante da ESUDA deverá ser recomendado pelo professor da disciplina (para a qual pretende ser monitor), e passar por um processo de seleção detalhado no Edital do semestre. Ao ser selecionado, o estudante poderá receber uma bolsa de incentivo oferecida pela Faculdade, a depender das exigências do edital e do número de bolsas disponíveis.
Extensão
A extensão acadêmica promove a interlocução direta entre a comunidade acadêmica (Alunos, Professores, Funcionários) e a comunidade externa, ou seja, a sociedade como um todo, tendo por objetivo o diálogo e a transformação social.
Constituem atividades de extensão:
- Palestras;
- Simpósios;
- Grupo de estudo;
- Publicação em revistas e livros;
- Participação em congressos e atividades científicas e culturais diversas, etc.
- Programas
- Projetos
- Cursos
- Eventos
- Prestação de Serviços
Essas atividades são contínuas e podem ser propostas ao longo de todo o período letivo, devendo ser inscritas a partir do preenchimento do Formulário de Registro de Atividades de Extensão na página do GEIA
HUM@NAE
A HUM@NAE é uma revista eletrônica semestral, de caráter científico, orientada para o debate sobre questões do mundo contemporâneo.
Para a submissão de artigos para nossa revista, os autores deverão ler as instruções que constam no endereço eletrônico: www.humanae.esuda.edu.br e segui-las rigorosamente.
Atualmente contamos com a professora Betania Maciel como Editora Executiva da HUM@NAE e com os seguintes membros no Comitê e no Conselho Editorial:
COMITÊ EDITORIAL | |
Profa. Dra. Aline Mendes Lacerda | Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA, Brasil |
Profa. Dra. Betania Maciel | Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA, Brasil |
Profa. Dra. Mª de Fátima B. Costa | Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA, Brasil |
CONSELHO EDITORIAL | |
Prof. PhD Joseph Straubhaar | Universidade do Texas, Estados Unidos da América do Norte |
Prof. Dr. Isaac Epstein | Universidade de São Paulo, Brasil |
Profa. Dra. Irenilda de Souza Lima | Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil |
Profa. Dra. Maria Érica Oliveira Lima | Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil |
Profa. Dra. Marie Claude Fourment Aptekman | Université Paris 13, França |
Prof. Dr. Marcelo Sabbatini | Universidade Federal de Pernambuco, Brasil |
Prof. Dr. Miguel Angel Quintanilla Fisac | Universidade de Salamanca, Espanha |
Prof. Dr. Octávio Islas | Instituto Tecnológico de Monterrey, México |
Profa. Dra. Regina Glória Nunes Andrade | Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil |
Prof PhD Renato Endrizzi Sabbatini | Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, Brasil |
Prof. Dr. Sérgio Luiz Gadini | Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil |
Editais
Todos os editais podem ser encontrados na página de Normas & Editais