Técnica de Compostagem para Hortas Urbanas e Jardins

O curso irá abordar a evolução dos sistemas agrícolas e da utilização dos recursos naturais. Dimensão socioeconômica e ambiental da agricultura sustentável.. Manejo ecológico dos solos, Compostagem.

Ao final, os alunos serão capazes de analisar o processo de compostagem dentro da complexidade ambiental e relacionar a produção de plantas com a melhoria na qualidade de vida da humanidade.

Conteúdo Programático:
- Contexto da agricultura ecológica
- Evolução dos sistemas agrícolas e os recursos naturais.
- Balanço energético em sistemas de produção convencional e agroecológico.
- O solo em agroecossistemas.
- A matéria orgânica.
- O manejo do solo (Preparo).
- A fertilidade do sistema.
- Manejo da fertilidade do sistema.
- Ciclagem de nutrientes.
- Adubos orgânicos (Estercos, Adubo verde, Resíduos orgânicos, Compostagem e Biofertilizantes).
- Conceito e o Processo de Compostagem Aeróbica
- Prática em Campo.

Metodologia:
- Aulas teóricas expositivas;
- Problematização;
- Debate;
- Aulas práticas;
- Pesquisas individuais e em grupo.
- Revisão bibliográfica, seminários, elaboração de artigo científico.

Palestrante: Clodomir Barros

Arquiteto e Urbanista - CAU 17.251-0. Mestre. Servidor Público da Prefeitura Municipal de Olinda com cargo de Arquiteto e Urbanista. Com experiência na área de Patrimônio Histórico, Planejamento Urbano e Gestão Pública, nas áreas de Ecologia, com ênfase em Ecologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem, desenvolvimento Sustentável, cobertura vegetal, conservação e requalificação urbana, mobilidade Urbana, Saneamento e Gestão Ambiental.

Local do evento: Faculdade ESUDA

Data do evento: 04/05, 18/05 e 25/05/19