Mães: Sinônimo de Luta e Diversidade
O Evento Mães: Sinônimo de Luta e Diversidade reunirá profissionais de Psicologia e uma ativista de movimentos sociais, promovendo um espaço democrático de construção de diálogo. Tem por objetivo refletir sobre a maternidade no contexto de solidão, em contato com o contexto de encarceramento de seus filhos, e também sobre a realidade de mães negras da periferia bem como o de analisar os cuidados na rede pública com gestantes, parturientes e puérperas.
Com o objetivo de provocar discussões sobre a temática, teremos a participação de Psicólogas que desenvolvem pesquisas na área da Psicologia Social, Psicologia da Saúde e nos Movimentos Sociais. Estas profissionais trarão em suas pesquisas as construções que vêm desenvolvendo em suas respectivas áreas e em algumas frentes de lutas sociais, em comunhão com as demandas da mulher nordestina em suas particularidades.
- Programação do Evento -
LU MATTOS // TEMA: Negras na mira do momento político. A luta feminista e nossas especificidades
Artivista feminista. Mãe solo de 3 crias. Fundadora da República Feminista do sertão do Pajeú. Faz parte do Grupo Artivista Feminista Cordão de Bruta Flor e também do Coletivo mães feministas Ranusia Alves (COMFRA)
Manuela Araújo
Psicóloga Clínica na perspectiva da Psicologia social com abordagem analítica.
REBECA PORTELA - TEMA: O Cuidado à Mulheres Gestantes, Parturientes e Puérperas Pelo SUS
Graduação em Psicologia pela FAFIRE.
Residente em Saúde da Família pelo CAV/UFPE.Pesquisadora pelo Projeto Ciranda Materna - CAV/UFPE.Doula.Ativista pela Humanização da Assistência ao Parto.
Espaço Criar - Espaço Infantil com Oficinas
BIANCA LEMOS - OFICINA DA FAMÍLIA
Estudante de Psicologia, membra da equipe de organização do GEGESE (Grupo de estudo de gêneros e sexualidade ESUDA).Estagiária de Psicologia Escolar em Escola da rede pública. Coordenadora do projeto áudio visual Psicólogo em formação.
Palestrante: Organizadores do evento:Karoline Amaral; Petros Bergoleon
Palestrantes LU MATTOS // TEMA: Negras na mira do momento político. A luta feminista e nossas especificidades Artivista feminista. Mãe solo de 3 crias. Fundadora da República Feminista do sertão do Pajeú. Faz parte do Grupo Artivista Feminista Cordão de Bruta Flor e também do Coletivo mães feministas Ranusia Alves (COMFRA) MANUELA ARAÚJO Psicóloga Clínica na perspectiva da Psicologia social com abordagem analítica. REBECA PORTELA - TEMA: O CUIDADO À MULHERES GESTANTES, PARTURIENTES E PUÉRPERAS PELO SUS Graduação em Psicologia pela FAFIRE. Residente em Saúde da Família pelo CAV/UFPE.Pesquisadora pelo Projeto Ciranda Materna - CAV/UFPE.Doula.Ativista pela Humanização da Assistência ao Parto. BIANCA LEMOS - OFICINA DA FAMÍLIA Estudante de Psicologia, membra da equipe de organização do GEGESE (Grupo de estudo de gêneros e sexualidade ESUDA).Estagiária de Psicologia Escolar em Escola da rede pública. Coordenadora do projeto áudio visual Psicólogo em formação.
Local do evento: Faculdade ESUDA
Data do evento: 10/05/2019, das 18:00 ás 21:00