Senhores(as) Professores(as),
Prezados(as) alunos(as),
Nos últimos dias temos sido surpreendidos com notícias veiculadas pela imprensa nacional e internacional sobre ataques criminosos às unidades escolares em que estudantes, funcionários e professores são vítimas. Apesar de atônitos com os acontecimentos, a Faculdade de Ciências Humanas ESUDA jamais se manteve despreocupada com o estado de insegurança vivenciado em nosso país. As estruturas de segurança de pública, infelizmente, não têm conseguido cumprir efetivamente com seus objetivos, os motivos são vários.
Não é de hoje que pensamos na segurança e no bem-estar do Corpo Docente, Discente e Técnico-Administrativo; a Faculdade de Ciências Humanas ESUDA tem aperfeiçoado seus protocolos de segurança quanto ao acesso ao campus, bem como nos arredores da Instituição. O campus se encontra protegido em todo perímetro com cerca espiral, os seguranças da Instituição têm recebido orientações sobre novos procedimentos de acesso restrito identificando o setor para autorização de entrada, o sistema de monitoramento eletrônico tem sido intensificado e melhorado com aquisição de novas câmeras. O acesso ao campus também foi aperfeiçoado: o estacionamento conta com identificadores de veículos automáticos. A entrada propriamente dita na parte interna da Instituição ocorre apenas por duas entradas, as quais foram recentemente equipadas com equipamentos de reconhecimento facial. O Face Recognition System (FRS) funciona mediante cadastro prévio das pessoas que desejam ingressar no campus, evitando que pessoas desconhecidas possam adentrar no interior da Faculdade.
Os seguranças foram melhor capacitados, principalmente no que tange a operação dos instrumentos de tecnologia, bem como a respeito de planos de contingências em caso de incidentes percebidos. Nos arredores da Faculdade, a Instituição tem mantido contato com as autoridades de segurança pública para que possam intensificar rondas e patrulhas nos principais corredores de acesso à estrutura física.
A Faculdade de Ciências Humanas ESUDA tem demonstrado diuturna preocupação na manutenção e no aperfeiçoamento contínuo da segurança de sua comunidade acadêmica, trazendo instrumentos, informações e capacitações para os agentes envolvidos. A Instituição sabe que infortúnios podem ocorrer, mas tem trabalhando bastante para evitar que qualquer mal injusto possa afetar o corpo discente, docente e técnico-administrativo.

Contamos com a colaboração de todos.

Recife, 12 de abril de 2023.

Direção Geral da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA